O livro da Kate Atikson, ‘Life After Life’, é permitido à personagem principal, Úrsula, reviver a sua vida mudando pequenos momentos, como se fosse uma reencarnação da mesma vida, da mesma pessoa, uma vida após vida…

Foi com relutância que comecei a ler este livro pois o tema, recomeçar a mesma vida, causava-me algum desconforto. Pensar em reviver a mesma vida com alterações, as mesmas pessoas, as mesmas circunstâncias, os mesmos locais, era um assunto que não me interessava. No entanto, quando comecei a ler envolvi-me no romance com vontade de ver o que acontecia. Kate Atikson é brilhante, muda pequenos pormenores e isso altera todo o destino de Úrsula. Há muitos momentos em que Úrsula percebe que já os tinha vivido, mas não tem a certeza, só aquela sensação de ‘déjà vu’, e vive a vida após a vida. A personalidade dela não muda, nem de as pessoas que a rodeiam, mas as circunstâncias sim.

O romance questiona e desafio o que faz uma vida feliz. Ao pintar o quadro, pensei o que aconteceria se eu pudesse reviver a mesma vida, o que mudaria, o que aconteceria…. Será que teria uma vida melhor? Não sei… Nem ninguém sabe…

OIL ON CANVAS / ÓLEO SOBRE TELA
100 x 100 cm
2020
PHOTOGRAPHY / FOTOGRAFIA: HUGO DE ALMEIDA
SOLD / VENDIDO