“Está patente na galeria do CCC um grande desenho com nove metros de largura, da autoria de Susana Bravo.
A artista do Porto foi convidada pelo Centro Cultural Caldense para realizar uma exposição e a autora propôs, em troca, realizar uma residência artística, criando uma obra no próprio local.
Esta intervenção vai estar patente até 15 de Dezembro, é dedicada às Caldas e nela encontram-se 12 rainhas.
“Temos aqui um mega desenho. Nunca tinha feito um tão grande em toda a minha vida!”, disse Susana Bravo à Gazeta das Caldas, enquanto dava os últimos retoques no seu desenho. Designada “Muitas horas, 12 desenhos,12 rainhas, um lugar”, o obra tem nove metros de largura e ocupa a totalidade da parede do fundo da galeria do centro cultural.
Para a sua execução a artista usou carvões, pastéis, tintas, acrílico e ainda aplicou algumas colagens.
Susana Bravo explicou que neste momento não tinha muitas obras disponíveis para efectuar uma exposição e como tal “propus estar aqui no CCC, a trabalhar como se estivesse no meu atelier”. Desta forma inspirou-se na fundadora da cidade para iniciar o seu trabalho. Só que em vez de uma rainha o seu desenho retrata 12, cada uma com diferentes feições, além de que é também pontuado por pinheiros. A ideia inicial da criadora era usar o preto e branco mas, depois juntaram-se outras como o vermelho e o ocre.
A instalação acabou por atrair autores e estudantes de artes que vieram assistir ao work in progress (à progressão da obra de arte) em vários momentos, desde os primeiros traços, dados a 21 de Novembro. “Alguns regressaram para ver o desenvolvimento da obra”, contou Susana Bravo que já tinha pintado ao vivo, mas nunca um trabalho de tão grande dimensão.
“Este desenho é para cá ficar”, disse a artista, que se encontra agora a trabalhar para uma exposição que será apresentada em breve em Vila do Conde. Também no próximo ano tem prevista uma outra mostra no estrangeiro.
O trabalho de Susana Bravo no CCC foi registado em vídeo por Vanessa Fernandes, também do Porto, e vai futuramente dar origem a um documentário
“Caldas é uma cidade feminina”
Esta obra, sendo um site-specific (feita para aquele local, propositadamente) é “um quadro bastante feminino tal como considero que é esta cidade”, disse a autora sobre as Caldas da Rainha. Na sua opinião, esta é uma localidade “de mulheres para mulheres”. E porquê? “Porque por todo o lado há ruas pequenas, passeios estreitos e predomina a cor branca. Tudo parece uma renda”, disse. Considera ainda Caldas da Rainha uma cidade “muito hospitaleira” na qual foi muito bem recebida.
Se fosse possível, a artista gostaria que o seu trabalho criado nas Caldas fosse transposto para a cerâmica. Afinal trata-se de algo inspirado na localidade e na região. “Ficaria muito bem num painel cerâmico, seria um sonho já que esta obra é das Caldas!”, comentou a autora.
Susana Bravo e Vanessa Fernandes salientaram a excelente forma como foram acolhidas nas Caldas e ambas referiram que querem regressar, para realizar novos projectos.”
Fonte: https://gazetacaldas.com/cultura/as-rainhas-de-susana-bravo-na-galeria-do-ccc/